Atividades físicas para manter a saúde em dia

Praticar exercícios físicos todos os dias pode fazer toda a diferença na prevenção de doenças além de manter a saúde em dia.

Postado em 12/06/2018.

Atividades físicas e a saúde são palavras complementares. De acordo com o renomado Colégio Americano de Medicina Esportiva, para que se possa ter uma vida saudável é fundamental realizar ao menos 30 minutos de exercícios aeróbicos contínuos pelo menos cinco vezes na semana. A partir disto é interessante se praticar 30 minutos diretos ou dividir a prática em três ciclos de dez minutos ou dois ciclos de 15 minutos, não é algo impossível de se fazer.

Com base nos dados coletados pela Organização Mundial da Saúde, é possível se constatar que se toda a população realizasse ao menos 30 minutos de exercícios pelo menos 5 vezes por semana, e contar com um cardápio saudável, é possível evitar 260 mil mortes por ano por conta de cânceres, doenças crônicas ou até mesmo problemas de coração.

Quais os benefícios das atividades físicas para a saúde?

Atividades físicas para manter a saúde em dia

São diversos os benefícios das atividades físicas para a saúde, entre eles podemos citar uma maior capacidade cardiorrespiratória e resistência, além de melhoria do sistema imunológico.

Há uma maior tendência para ter seu peso dentro da faixa normal, bem como a pressão arterial que deverá estar mais baixa.

Há uma significativa melhoria de postura, além de deixar os ossos, articulações e músculos mais saídos.

É possível também contar com um auxílio para aliviar as dores de artrites, diminuir sintomas de estresse, ansiedade bem como depressão.

Há a redução de riscos de infarto e outras doenças de coração, diminuição do colesterol ruim, e triglicerídeos, além de elevar o colesterol bom. Há também uma diminuição do risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Como devemos começar a nos exercitar?

Antes de começar, procure avaliar o seu físico

Existem algumas avaliações físicas nas academias quando você se matricula. Estas são fundamentais para quem é sedentário. A partir delas é possível se avaliar a flexibilidade, a força dos músculos bem como a composição dos mesmos, o profissional ainda consegue indicar o melhor exercício para você. Caso a pessoa tenha mais de 40 anos e algum fator de risco, é fundamental buscar ajuda de médicos antes de praticar atividades físicas.

Comece estabelecendo metas realistas e um exercício que você goste

Contar com objetivos ao começar um exercício é algo interessante e muito motivador, a partir disto é importante ter um grande cuidado para estabelecer metas realistas. O interessante é que juntamente com seu educador físico decidir os objetivos de curto, médio e de longo prazo para a sua saúde.

Escolher o exercício que gosta também é muito importante, por isso, a corrida e a musculação geralmente são as primeiras alternativas que surgem na cabeça. Em contrapartida, isto não significa que estas alternativas são as ideais para a sua necessidade. Vale a pena experimentar muitas modalidades até localizar uma que pode gostar, na prática de exercícios que acabamos nos identificando, fica mais fácil manter a regularidade dos exercícios.