Como detectar os primeiros sinais de relacionamentos abusivos

Existem algumas pistas que podem até mesmo parecer bobas mas não devem ser evitadas. O melhor é tomar providência antes que a relação faça mal para você.

Postado em 25/04/2018.

Em sua maioria, quando alguém está em um relacionamento abusivo, apenas começa a perceber quando os abusos estão em seu auge, com uma pessoa sendo manipuladora, mentirosa, passivo agressiva, e a outra parte sentindo medo, e nenhum outro tipo de conforto.

Como detectar os primeiros sinais de relacionamentos abusivos

Geralmente a pessoa abusada demora a perceber

Muitas vezes a pessoa abusada demora a perceber, e acha que é o jeito da outra, a forma de ele amar. E por pensar que abusos são normais, e que fazem parte de qualquer tipo de relação, muitas vezes por já vir de outros relacionamentos abusivos. É algo comum que as pessoas de fora percebam antes da própria abusada.

Uma grande parte disto está no fato de que a relação de abuso nem sempre deverá envolver a violência física, em especial no começo. A violência poderá ser caracterizada por situações de abuso social e emocional, além disto, uma relação abusiva está relacionada a dinâmica de partes, bem como dominação e submissão.

Outro ponto importante é que nem toda a briga onde as pessoas dizem coisas que se arrependem serve como um sinal de abuso, mas quando existe um grande gasto de energia para manter a felicidade própria ou do casal, algo está errado na relação.

Existem sinais que precedem o abuso em si, e muitas vezes podem passar por bobagens, vale a pena ficar atento a eles para decidir o que fazer, seja pular fora antes do que possa progredir e a relação comece a lhe fazer mal, ou ainda lutar por seu relacionamento, o que apenas terá algum tipo de chance se a outra pessoa admitir que exista algum problema e o casal ainda possa contar com um auxílio de terapeutas.

A pessoa costuma brincar de humilhar o outro na frente dos outros

Situações onde é só você não ouvir algo direito para ser chamada de burra ou de surda, e se tiver alguma encanação com a sua aparência, a pessoa irá dar um jeito de lembrar isso na frente dos outros, tudo em tom de brincadeira. São muitos os tipos de frases que podem ser ouvidas, todo mundo ri e acaba sendo tão engraçado para os outros mas não é, é algo humilhante e não saudável. Falar por exemplo, do tamanho do prato da pessoa, ou que a pessoa é tão exagerada, se isso é motivo para brigar com o outro.

A pessoa costuma te chamar do que você não gosta

Uma regra comum em apelidos, quanto mais você se mostrar incomodado com um apelido, são maiores as chances de ele pegar. Quem possui um perfil de abusador leva a provocação para o relacionamento adulto a dois. Respeito entre o casal é ótimo e mantém a união saudável.

Muitas vezes você não consegue ser espontânea no relacionamento

É o mínimo que se espera poder ser espontâneo no casal, falar e fazer tudo o que quiser perto do outro. Se parar para pensar se será ridículo ou a outra pessoa irá utilizar contra você as palavras e atitudes você está sendo manipulado, e isto é um tipo de abuso.

Quem sofre abuso não está só, e se você ou outra mulher estiver precisando de ajuda, procure ligar para o número 180, telefone de atendimento á mulher.


Comentários (0) comentar

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!