Dicas para retardar o envelhecimento com o treino HIIT

A prática deste exercício está associada de forma direta ao rejuvenescimento das células.

Postado em 19/05/2018 por Silas Belucio.

Temos a técnica de HIIT, como uma sigla inglesa para "High Intensity Interval Training", ou seja, o treino intervalado de alta intensidade. O que quer dizer que o treino HIIT é aquele treino onde as pessoas atingem picos de alta intensidade intercalados com alguns períodos de descanso que poderão ser ativos, ou seja, a pessoa continua a se mover, mas de intensidade menor, ou ainda passivos, onde a pessoa deverá parar por completo. O comum é que as pausas possam ser ativas.

Temos como principal exemplo, que um programa de ciclismo de alta intensidade, apresenta um rejuvenescimento de ribossomos, estes responsáveis por produzir blocos de proteínas de nossas células. Os pesquisadores ainda descobriram o aumento em síntese de proteínas mitocondriais, e seu aumento justifica a função aumentada e a chamada hipertrofia muscular.

Dicas para retardar o envelhecimento com o treino HIIT

Toda a capacidade do exercício de transformar essas organelas pode explicar por que estes exercícios oferecem muito benefício para a saúde de muitas formas.

O treino HIIT na esteira

Este é um tipo de treino que poderá ser realizado em duas ou três vezes por semana, sendo assim intercalado com treinos de fortalecimento muscular. Por conta de sua alta intensidade de performance, este tipo de treino possui a característica de durar pouco tempo, variando de 10 a 30 minutos no máximo. Os períodos de duração deste treino deverão ser avaliados de forma individual por um profissional.

Como deve ser feito o treino HIIT na esteira para iniciantes?

Para iniciantes, a proporção do estímulo deverá ocorrer de 1:4 ou seja, é possível se pedir ao aluno que corra por pelo menos 30 segundos e que se recupere de forma ativa, sem que seja interrompida a caminhada em dois minutos. Se o aluno não estiver apto para praticar a técnica de forma adequada na esteira, fazer o HIIT na bicicleta é uma boa alternativa.

Treino HIIT para intermediários

A partir do ganho de condicionamento, a relação esforço e pausa podem ocorrer de forma igual. Com isto a proporção indicada é algo de 1:1 onde se pode através do aluno, solicitar algo que faça um tempo predeterminado com alguma intensidade e o professor poderá solicitar com base na análise de frequência cardíaca, com os dados conseguidos em um teste de esteira ou a escala de Borg. A escala de Borg é conhecida pela tabela de Borg, criada para classificar de forma subjetiva os esforços de um atleta.

O treino HIIT na esteira para avançados

As relações existentes entre o esforço e a pausa se inicia a partir de 2:1 podendo com isto aumentar o seu esforço de forma gradativa, de acordo com que o aluno poderá adquirir uma maior resistência. É a partir deste nível que o tempo em esforço físico será sempre maior, como exemplo podemos citar 2:1, 3:1, 4:1.

Busque por auxílio de profissionais qualificados e capacitados, que pode fazer toda a diferença na hora de realizar este tipo de prática.