Aprenda a cuidar da sua pele durante o inverno

Quando o assunto é a estética e a beleza no inverno, falamos basicamente de cuidados com a pele, nosso maior órgão do corpo.

Postado em 13/06/2018.

Para quem ainda não sabe, a pele é o maior órgão do corpo humano, e conta com principais funções a proteção dos tecidos mais próximos, bem como a regulação da temperatura do corpo, além de uma reserva de nutrientes e a contenção de terminações nervosas sensitivas. A partir disto, a pele representa pelo menos 15% do peso do nosso organismo, e cobre praticamente todo o corpo, com exceção aos orifícios genitais e alimentares, os olhos e as superfícies mucosas genitais. É tanta importância para a pele que faz a mesma ser merecedora de todos os cuidados especiais, principalmente durante o inverno.

No inverno, se não ocorrer a prevenção, é comum que ocorra o aparecimento das rachaduras, descamações e principalmente coceiras. Este tipo de transtorno acaba interferindo de forma direta na boa apresentação estética de homens e de mulheres no mundo inteiro, gerando assim um maior desconforto e angústia. Durante o inverno, algumas medidas deverão ser tomadas para que a pele possa permanecer sempre hidratada e em um bom estado.

Aprenda a cuidar da sua pele durante o inverno

Aposte na alimentação adequada

O interessante no inverno é não deixar a pele desidratada, por isso comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos fontes de vitaminas e minerais, que auxiliam na neutralização dos radicais livres, são ótimas alternativas para prevenir o envelhecimento da pele. Com isto, as frutas que são ricas em vitamina C, como por exemplo o morango, a laranja, a mexerica, o limão, entre outras, além de vegetais como o brócolis, o repolho e a cenoura, são alguns exemplos para esta estação mais fria do ano.

A soja também é uma boa pedida

A soja também é um ótimo alimento que deverá ser adicionado na sua dieta saudável. Ela é bastante rica em isoflavonas, as substâncias que evitam o ressecamento e ainda melhoram a elasticidade de nossa pele. Procure adicionar ainda castanhas, nozes e amêndoas, estas ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, produtos importantes e aliados para manter a pele bonita e principalmente saudável.

No inverno, é comum que as pessoas possam diminuir a ingestão dos líquidos, e isto é um erro fatal. Por este motivo, manter a ingestão de água é fundamental para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que fica naturalmente debilitado por conta do clima mais frio. Com isto, um corpo hidratado apresenta uma pele sempre macia e elástica. Quem possui dificuldades em tomar água durante esta estação, é importante que invista na ingestão de chás claros ou chás de frutas, dividindo desta forma a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre as águas e chás. Desta maneira o consumo se torna muito mais poderoso.

Investir em procedimentos dermatológicos

O inverno é a melhor época do ano para realizar tratamentos dermatológicos, estes que requerem que os pacientes evitem uma exposição ao sol, entre eles peelings, tratamentos a laser, entre outras coisas. Os procedimentos de depilação a laser também são muito indicados para realizar nesta estação.